terça-feira, 22 de julho de 2008

Cada um é como cada qual

Sempre foi apanágio meu dizer que funciono na base de uma organização desorganizada.
Hoje tive a real percepção deste facto, quando resolvi a muito custo, proceder à arrumação da imensa papelada espalhada por tudo o que é divisão da casa - salve-se o quarto e a casa de banho.
Amontoei-a numa exorbitante resma, arregassei as mangas - que por acaso não possuía - e lancei mãos à empreitada. Paulatinamente, folha a folha, fui rasgando aqui e acoli, criando uma pilha com as que me suscitavam dúvidas relativamente a uma eventual futura consulta, mais outra com aquelas que necessária e infelizmente vou ter de "mexer" no início do ano lectivo e uma última com aquelas que nunca se enquadram em nenhuma das pilhas nomeadas, nem nas destinas ao papelão -esta é outra das manias.
À medida que a tarefa decorria, fui-me orgulhando de ter vencido a inércia que vinha arrastando, quanto à decisão de levar a bom porto este processo de organização e limpeza.
Pronto! As últimas três folhas agrafadas voaram rumo ao papel rasgado para a reciclagem. Linda menina! Agora só faltava acomodar cada grupo airosamente organizado, nos velhos dossiês arrumados no armário, desde sempre, reservados a esta costumeira tarefa de final de ano lectivo. Assim, toca de os retirar da prateleira para ultimar o empreendimento.
Impossível!! Os ditos estavam mais do que atafulhados e não havia lugar a mais arquivo.
Então, levei a braços a iniciativa de tentar esvaziar cada um deles, rebuscando material caduco e desactualizado. A organização desorganizada impunha-se e desafiava-me a olhos vistos.
Dei-me conta que a ausência dos separadores, imprescindíveis para organizar o que, então, tinha organizado, faziam, apenas, parte da minha intenção desde a primeira hora em que os ditos dossiês foram improvisados - e já lá vão uns largos anitos.
A fatídica dor na cervical alimentou a impaciência que se apoderou da minha pessoa e fez cair por terra a ilusão de que seria desta vez que conseguiria pôr mão à velha desorganização da organização.
E, porque o passado é passado, os antigos dossiês voltaram, tal como estavam, ao seu local de origem. Outros quatro foram adquiridos.
Lá diz o velho ditado:" Cada um é como cada qual".
Agora, assim de repente, a propósito de dossiês, lembrei-me de portefólio. Ai, o que por aí vem! Acuda-nos a Virgem Santa! Será que não há por aí, algures, uma santa padroeira dos profs?

Sem comentários: