sexta-feira, 18 de julho de 2008

Algures no Alentejo

Amante fiel da natureza arquitectas cenários
que ajudam a iluminar paisagens sombrias no teu caminho.
Buscas, insaciável, o silêncio dos campos
e procuras, coerente, tranquila e intensamente
pontos dispersos, concentrados, alternados
em mariposas valsistas, errantes.
Linhas rectas, quebradas, onduladas
que talham subtilmente o horizonte.
Descobres planícies salpicadas de pintas amarelas, encarnadas
dialogando com papoilas, tulipas, flores de estêva.
Realças beleza em espinhos, cardos, cactos
transformando, compondo, decompondo.
Contemplas lagoas, rios e mares
cúmplice de céus mágicos, arco-irisados.
Fixas-te em mãos tostadas, engenhosas,
em rostos trigueiros, sulcados
de jardineiros autores de artes mágicas.

Querida amiga e colega se por aqui passares estas palavras continuam a ser-te dedicadas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como nuinguém comentou o teu devaneio sobre a nossa terra ,fui tentada a fazê-lo na ânsia de completar a paisagem de indelével beleza que descreves com realismo.Faltou falar da luz alentejana .da luminusidade imparável que os teus olhos abarcam para além da linha do horizonte,onde o céu e o chão alentejan se tocam e a nossa vista
espraia-se por um infinito duma paisagem que é nossa muito nossa.Todos os fins de semana saio de ferreira e quando chego à Abegoaria aí começa o meu reino até entrar na auto-estrada aquilo é tudo meu as àrvores olham-me os pássaros cumprimentam me as ovelhas atravessam a minha estrada com cuidado,para não me atrapalharem a condução enfim!! Como xico buraca dizia "isto é tudo meu"só agora o entendi . O louco do homem tinha razão.Para terminar já deves ter percebido que só eu venho domingo à tarde nesta estrada os alentejanos estão dormindo a folga e os vereneantes do fim de semana no algarve não vão vêm.ah! ah! lolllllllllll Gina

TuniKKa disse...

Grande alentejana! Estava a ver que não aparecias. As alentejanas unidas jamais serão vencidas.
O ZéBento tb já por cá passou.
BEJOS