segunda-feira, 13 de abril de 2009

A brincar...a brincar...!!!

Valeu-nos a nós, professores e alunos, esta abençoada e bendita, interrupção lectiva!
Restauradas as forças e o ânimo para enfrentarmos a etapa final deste, atribulado, sem mais comentários, ano lectivo, amanhã, terça-feira, retomaremos todos juntos as “lides” escolares.
Mas, engana-se, quem, ainda, acredita ou faz que acredita que durante estes dias os professores estiveram completamente alheados do compromisso que assumiram para com a Escola.
Houve que repensar, reformular planificações, etc., etc. Enfim, houve que preparar o terreno para continuar a edificação iniciada.
É verdade, nós, professores, não nos livramos, nunca, dos TPCs, isto é, fazemo-nos sempre acompanhar dos famosos Trabalhos para Casa, ao longo de todo o ano lectivo. E, só não vê esta verdade quem faz questão de não ver. Mais propriamente, quem faz questão de não “reconhecer”.
Nestes últimos dias, não foram raras as vezes que ouvi da boca de alguns, numa vozinha ou vozeirão de gozo, quase sempre cheirando a premeditada provocação, exclamações do género: “Belas férias! Quem me dera ser professor!”.
Claro que de todas as vezes que a gracinha se repetiu, quedei-me ao silêncio (era o que mais me faltava, desperdiçar energia a chatear-me) e lá bem dentro de mim mandei-os, paulatinamente tranquila, com todas as letras, para um sítio de onde se regressa fedendo.
Dado que alguns destes provocadores que de parvos não têm nada, e que sabem que relativamente a eles não nutro a convicção que de espertos nada têm, num sorriso meio acabrunhado quase sempre acrescentaram: “Estava a brincar, era só para me meter contigo”.
Se eu não fosse uma pessoa educada, poderia até responder como o outro: “E se fosses brincar com o …?”

2 comentários:

Nana disse...

Amei amiga!!!
o silêncio ás vezes é mm o melhor remédio (principalmente se lá bem no fundo os mandamos a la...e eles percebem)e até pedem desculpa e descobrem que o que lhes resta mesmo é ir brincar com o ...rabo do gato por ex...

bjs grandes

TuniKKa disse...

Aparece sempre amiga Nana!
Bjs