segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Vale a pena conhecer Orlan



"A função do artista é incomodar o olhar e questionar o pronto-a-pensar"

Orlan

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Confissão

Não, não resisto! Mesmo correndo o risco de me levarem a mal, não resisto em publicar um comentário ao último post, enviado por ALGUÉM para o meu e-mail:

...e eu sou pedaços do bem e do mal
da vida e de mim, pedaços
da terra e do mar, pedaços de TI!



(Desculpa-me a ousadia. Tinha de o partilhar porque o achei lindo demais para ficar só comigo.)

Pedaços meus

Sou pedaços de sol e pedaços de lua!


Sou um pedaço de hoje e um pedaço de ontem!



Sou pedaços da noite e pedaços do dia!


Sou pedaço da mágica e musical luz da noite!











sábado, 20 de setembro de 2008

A escola moderna? Olhe que não!

O título "A escola moderna", dá nome ao artigo de opinião, escrito pelo senhor Emídio Rangel e publicado no Correio da Manhã de sábado, dia 20 de Setembro de 2008.

Vale a pena ler! Aconselho vivamente! Porque, para quem "estiver dentro" da matéria exposta pelo senhor jornalista, vai ter oportunidade de se apoderar de um óptimo e exemplar recurso para o sinónimo de DEMAGOGIA PURA.

..." Não metas o bedelho onde não és chamada!" Refilava a minha avó sempre que eu, teimosamente, investia em opinar sobre realidades que me rodeavam, mas para as quais eu não tinha, ainda, olhado com olhos de ver.

...Mais tarde percebi que nunca foi intenção da minha avó cortar-me a palavra. Aquela era uma forma de me incentivar a que me fizesse ouvir sempre. Mas, SEMPRE com conhecimento de causa!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Tempo para interregnos

Não, não! Infelizmente, não! A inexistência de posts de desabafos nos últimos dias aqui no blogue, não é fruto da inexistência de motivos, de ocorrências, de temas ou de assuntos dignos do meu registo.

Sim, sim! Infelizmente, sim! A inexistência de interregnos nos últimos dias, é fruto dos motivos, das ocorrências, dos temas ou dos assuntos - alguns pouco meritórios da disponibilidade que lhes presto - que me ROUBAM O TEMPO!

Os desabafos, ESSES, rolam e atropelam-se, ecoando, algures, dentro de mim.

Os interregnos, CONVENCIDOS QUE O SEU MOMENTO CHEGOU, aguardam vez em lista de espera.

Helloooooo!! Algum professor aí? Fiz-me entender?

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Início do ano lectivo

Pois é! Desde que sou professora, e já lá vão uns belos anitos, não tenho memória de igual desmotivação sentida perante o arranque do ano lectivo. Náuseas! TANTA PAPELADA! TANTA BUROCRACIA! TANTA...
Ai que saudades do tempo em que tínhamos tempo para pensar EXCLUSIVAMENTE nos alunos. Pensar com eles e para eles.
Receio que, qualquer dia, acordemos desprovidos do nosso maravilhoso poder de improviso, de imaginação e de criatividade-imprescindíveis na nossa prática lectiva-à conta de tanta "orientação" legislada e emanada por senhores e senhoras que talvez já nem se lembrem qual foi a última vez que pisaram o chão de uma sala de aula. Talvez já nem se lembrem que as realidades são diferentes de escola para escola, quanto mais de turma para turma.
Já avisei a família lá em casa. "Se um dia destes não me encontrarem, busquem debaixo de um eventual monte de papéis, posso estar em transe debaixo dele".